terça-feira, 10 de setembro de 2013

Entrevista no Divine Metal


Papo com Daniel Martins - Vocalista do Soul Factor






O Soul Factor é uma banda que tem se destacado na cena nacional e tem alcançado espaço considerável na cena Underground em todo o mundo. Certamente hoje, o Soul Factor é uma dos maiores destaques no quesito Metal Nacional. A banda tem conseguído vários admiradores cristãos e também não-cristãos por fazer um som nervoso, e que demonstra a essência do Thrash Metal Brasileiro.

Segue abaixo entrevista com o Daniel Martins vocalista da banda:
Entrevista cedida a Ivan Nevton - Divine Metal

















►Bem, vamos lá!? Qual o seu nome?

Daniel Martins

►Qual o nome da sua banda!? E quem são os componentes?

Soul Factor

Daniel Voz, Alexandre Guitarra, Léo Baixo e Renan Bateria.

►O relacionamento dentro da banda?! Como é!?

Todos trabalhamos e moramos distantes um do outro, eu mesmo moro a uma distancia de quase duas horas do resto da banda...Só mesmo nos encontramos em ensaios e shows, mas sem manter um bom relacionamento não rola, banda não é feita só de músicos tem o lado da amizade também, e mesmo nos vendo pouco mantemos contato por internet e telefone sempre que possível, e para compensar tentamos sempre nos divertir muito nas viagens e ensaios hehehe...

► Como e quando a banda surgiu?

Em meados de 96 deixei minha antiga banda em BH o “The Joke?” e me mudei para Goiás, fiquei 97 apenas resolvendo questões pessoais de família trabalho, em 98 conheci o Danielzão e Marcony em Brasília, assim resolvemos montar o Soul Factor, um nome que já estava na minha cabeça por algum tempo, um ano depois gravamos nosso primeiro registro e estamos rolando esta pedra até hoje...

►Vocês criaram o Soul Factor com algum propósito!?

Sempre estive em bandas desde muito moleque, por isso era meio que inevitável eu voltar a tocar, foi apenas uma questão de encontrar as pessoas e o tempo certo, sobre o propósito, eu acredito que no Metal temos que ser autênticos, não acredito em bandas que fingem ser o que não são ou que vendem uma imagem para ganhar grana com aquilo, isto para mim é o verdadeiro significado da palavra “posers”, então depois que me converti meu propósito se tornou o propósito das bandas em que passei o de falar da verdade que liberta, queremos ver pessoas serem mudadas, não é só subir em um palco e depois ir embora para casa, tem que haver mudança interior, a palavra de Deus não volta vazia e é isto que fazemos em nossos shows, libertar pessoas, seja de mentiras, opressões, suicídios e etc...Isto nada tem a ver com “religião”Sempre recebo muitos recados pela net ou mesmo conversando com a galera depois do show de mudanças e livramentos que viveram por Deus usar a banda, enquanto isto acontecer o Soul Factor estará vivo.

►Quando ouvimos o som do Soul Factor facilmente identificamos a qualidade do Metal feito por vocês, algumas vezes até nos lembrando o auge do Thrash Metal com o Sepultura, Cavalera Conspiracy e SoulFly do Max Cavalera. De quem foi a ideia de fazer esse tipo de som!? Teve influencias de bandas cristãs ou não-cristãs!?

Na verdade sempre tentei não rotular o som do Soul Factor, pois rótulos acabam criando um limite de onde vc pode ou não ir...Não gosto disto pois acho que temos que ter liberdade para compor...E foi bem assim mesmo, logo que comecei a compor alguns rifes pensando no Soul Factor o que saiu foi o que ficou, é claro que é inevitável o peso das influências do que vc ouve na hora de compor, e o que mais escuto é Thrash Metal, sou da velha escola, estava em BH quando o Sepultura ainda era de Santa Tereza e fui em praticamente todos os shows que rolaram por lá...Chakal, With Hammer, Mutilator, The Mist...E é claro Sepultura com o Max, uma de minhas maiores influencias juntamente com o vocal do Korg...E depois que me converti passei a ouvir muuito Believer, Mortification e Tourniquet...Juntando isto tudo é o que eu espero que saia quando pego uma guitarra (risos)...É claro que estou falando só de mim, mas tem as influencias de todos os membros, no “Resurgence Of Chaos” todos contribuíram, por exemplo com a entrada do Alexandre e Samuray a banda ficou com uma pegada mais moderna sem perder aquela velha pegada...Acredito que uma banda que chega aos seus 14 anos de estrada acaba tendo vida própria de certa forma, e nós respeitamos isto na banda, colocamos novos elementos mas sem modificar totalmente o que já foi feito, e sim acredito que se é para rotular que seja Thrash Metal!!hehehe...


► Em 2012 vocês lançaram o álbum "Resurgence Of Chaos" pela "Conspiracy Records" certo!? Quais as expectativas com o futuro deste último trabalho? A banda espera romper novas fronteiras!?






As expectativas são as melhores! Ficamos muito satisfeitos com este novo CD, tivemos uma ótima arte feita por Fernando Lima, uma grande produção de Riti Santiago que também produziu o TIMELINE, a grande diferença é que se passaram 10 anos desde o ultimo trabalho, hoje somos uma banda muito mais madura, a nova formação também ajudou muito, pois todos contribuíram com idéia e riffs, o Cd está 100% nossa cara, e o trabalho com a Conspiracy veio em ótima hora, acreditamos que a banda vai crescer muito com este novo tempo.

► E a opinião dos amigos pessoais e fãs referente ao álbum!?

Até o momento só elogios tanto da galera no Brasil quanto no exterior a repercussão tem sido ótima, mas criticas virão...Afinal não se pode agradar todos isto é totalmente normal.

►Vocês são cristãos certo!? Qual a opinião da banda referente ao dividir o palco com bandas não-cristãs?

Ficamos muito felizes em dividir o palco com bandas não cristãs, não temos nenhum tipo de preconceito, sei que Jesus faria o mesmo, estaria não só dividindo o palco com não cristãos mas também convivendo com todos.

►Daniel, e o preconceito por vocês serem cristãos!? Ele é mais presente nos cristãos tradicionalistas ou nos headbangers não-cristãos!?

Tanto por parte de crentes e por não crentes já sofremos algum tipo de preconceito, mas já foi bem pior, hoje as pessoas estão mais abertas, acredito que por causa da grande massa de informações as pessoas estão pensando um pouco mais antes de julgar.

►A banda sofre alguma resistência no meio do cenário do Underground por ser uma banda cristã!? Se sim, como vocês encaram esta resistência!?

É triste, mas é real o preconceito sempre vai existir, já passamos muita coisa nestes anos, até de bandas que ligam para organizadores de eventos falando que só tocam se formos cortados, bandas que sobem no palco e começam a nos xingar, até organizadores de festivais que falam que para tocarmos teríamos que camuflar nossas letras do publico, como se o público fosse idiota...Bom, muita coisa ridícula mesmo, mas encaramos isto com naturalidade, pois sabemos que seremos perseguidos isto é fato.

►Pra gente finalizar, vou te fazer uma pergunta que faço a toda a galera que faz o metal neste país. Melhor álbum de metal cristão de todos os tempos!?

Esta pergunta é sinistra (risos)...Como é um álbum de metal cristão de “todos os tempos” eu poderia citar um álbum do Stryper, Petra, Resurrection Band ou o próprio Rez, todos estes nomes vem a tona quando penso em uma banda cristã de todos os tempos...Mas na experiência em que vivi o álbum que considero o melhor é Post Momentary Affliction do Mortification.

►Qual álbum lançado nos últimos 5 anos você me recomendaria!?

Narcissistic Mechanism do Krig!!Ótimo CD!!

►Agora o espaço é seu, deixe suas considerações aê:

Antes de tudo obrigado Ivan pelo espaço cedido e por divulgar e apoiar a as bandas cristãs!!Meu Obrigado também a vc que leu esta entrevista!!!!Valew espero encontrar muitos de vcs em nossos shows...que Deus abençoe a todos!!!

>>Clique e confira: METAL DIVINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário